Quem somos
O FURBOT é uma solução lúdica para o desenvolvimento do pensamento computacional, que é uma competência essencial para estimular a criatividade, solução de problemas e a colaboração.
O projeto FURBOT foi iniciado na Universidade Regional de Blumenau em 2008 para o ensino de introdução a programação. Desde 2017 é inserido no contexto educacional em escolas de educação básica.
Desse modo, promove o pensamento computacional e a inclusão digital por meio de oficinas. As atividades estimulam o desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantil ao ensino fundamental.
Projetado pelo Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia – LDTT, em espaço de pesquisa que desenvolve soluções em sistemas de informação para a tomada de decisão estratégica, o FURBOT trabalha em parceria com outros departamentos da universidade em uma perspectiva de multidisciplinaridade.
A equipe é multidisciplinar com professores e estudantes de áreas do conhecimento diversas. Todos buscam adequar o ambiente do FURBOT para a realidade da educação básica e possibilitar o desenvolvimento do pensamento computacional com base em conteúdos adequados para as crianças.
Dentre as técnicas utilizadas está o conceito de gameficação, ou seja, a adoção de uma estratégia de interação com base na oferta de estímulos que favoreçam o engajamento de maneira lúdica.
Coordenadora
Luciana Pereira de Araújo Kohler
Mestra em Computação Aplicada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014) e graduada em Ciência da Computação pela Universidade Regional de Blumenau (2012). Professora do Quadro em tempo integral da Universidade Regional de Blumenau. Coordenadora do projeto Meninas Digitais Vale do Itajaí. Pesquisadora na área de sistemas colaborativos e computação social voltada a área da educação e métodos de avaliação para sistemas colaborativos.